quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sopão na Madrugada

No dia 13/08/2011 o Grupo Anjo Amigo realizou uma missão grandiosa, promovendo um Sopão e peregrinando durante toda a noite entre Canoas e Esteio distribuindo este nobre alimento a diversos desabrigados e moradores de rua.
Este maravilhoso trabalho teve início na parte da tarde onde os integrantes do GAA se reuniram e foram ao supermercado realizar a compra dos ingredientes do Sopão.
Para a compra dos ingredientes, tivemos a ajuda fundamental da mais nova integrante do Grupo Anjo Amigo, a senhora Jurema, que com toda a sua experiência nos ajudou na escolha e na compra dos ingredientes, bem como na preparação do Sopão.



Para o Sopão, compramos batata inglesa, milho, vagem, espinafre, cenoura, couve, brócolis, pimentão, moranga, chuchu, tempero verde, batata doce, coxas de frango e massa. Como acompanhamento, compramos 40 pães para serem distribuídos junto com a sopa.







Também compramos 20 litros de leite e chocolate em pó, e preparamos uma térmica de chocolate quente como complemento do Sopão.



Após a compra dos ingredientes, nos reunimos na casa de um dos integrantes do grupo e começamos os preparativos do Sopão.









Da mesma forma que a senhora Jurema, o Grupo Anjo Amigo a partir de agora passa a contar com mais um integrante, que também entrou já metendo a mão na massa, tanto no trabalho de preparação, quanto no trabalho de entrega do sopão durante a madrugada. Nós do GAA desejamos as boas vindas ao Anderson e que ele e a senhora Jurema estejam sempre juntos conosco em todas as missões do Grupo Anjo Amigo.



A preparação do Sopão foi algo muito agradável, pois todos os envolvidos sentiam-se em uma atmosfera de muita felicidade, sabendo que os esforços ali empregados eram para uma causa nobre.
Exatamente a 01h00min finalizamos a preparação do Sopão, que ficou espetacular. Seu cheiro delicioso impregnava todo o ambiente, despertando a fome em todos que ali se encontravam.







Antes de sairmos para a entrega do Sopão, os integrantes do GAA, fizeram uma pequena integração, onde experimentaram a sopa e aprovaram o resultado final.



Após a confraternização, todos nós organizamos o Sopão, juntamente com o chocolate quente e os pães dentro do carro e se dirigimos para as ruas atrás dos desabrigados cumprir nossa missão.
Nosso trabalho começou em Canoas onde fomos encontrando vários moradores de ruas à medida que andávamos pela cidade.
Logo no início nos deparamos com um senhor dormindo em uma parada, em frente ao HPS de Canoas. Paramos o carro e fomos até ele e lhe oferecemos a sopa juntamente com o chocolate quente. Percebemos que ele possuía algum tipo de problema mental e nos disse que estava somente de passagem por ali e que em breve estaria indo embora para junto de sua família.
Mais adiante, em frente ao mesmo hospital, uma senhora dormia em uma barraca improvisada e levamos até ela a sopa. Infelizmente, não conversamos com ela, pois a mesma se demonstrava brava e assustada. Deixamos à sopa, o pão e o chocolate quente próximos dela e fomos embora. Ao deixarmos o local, um dos integrantes do GAA, comentou já ter tido contato com ela, e o medo dessa senhora se da pelo fato dela já ter sido estuprada e agredida na rua.





Circulando pela cidade, encontramos um senhor catando comida em uma lixeira. Paramos próximo a ele oferecendo-o a sopa e prontamente o sorriso imperou no rosto daquele pobre homem que de imediato aceitou e comeu com gosto a única refeição do dia segundo ele.
Seu nome é Renato e conversamos muito com ele, onde nos foi revelado um pouco de sua vida e a vontade de mudar.





Durante a conversa com o senhor Renato, outro morador de rua apareceu e como muita alegria foi servido a ele sopa com pão e chocolate quente.



Continuando nossa missão, seguimos nosso rumo e paramos em uma passarela no centro de Canoas, onde servimos nosso Sopão a dois moradores de rua que se encontravam dormindo em baixo da passarela.



Um deles conversou com a gente, mostrando-se revoltado com a vida e o outro em virtude de estar drogado não conseguia conversar e delirava muito.



Prosseguindo nossa caminhada, paramos em frente ao correio no centro de Canoas, onde se encontrava dormindo outro morador de rua.



Fomos até ele e o encontramos dormindo. Tranquilamente, o chamamos até que ele despertou e começou a conversar, contado a sua história que nos chamou muito a atenção.



Com um sotaque castelhano, este senhor nos relatou que viveu durante muitos anos em Buenos Aires e que por motivos pessoais havia retornado a Porto Alegre e que sem emprego acabou por parar nas ruas.
Ele nos contou que a sua forma de ganhar a vida é através da música e a nosso pedido cantou algumas músicas de seu repertório, com instrumentos criados por ele mesmo.



Enquanto ele tocava suas musicas, alguns integrantes do GAA serviam à sopa e o chocolate quente para ele.



Ficamos emocionados com as músicas que ouvimos e percebemos que estávamos diante de um grande artista da música. Despedimos-nos dele, levando na memória as melodias que ao mesmo tempo refletiam a tristeza de sua vida atual com a esperança de um amanhã melhor.
Prosseguindo nossa jornada, ao passarmos por baixo do viaduto que liga a BR 116 com a Tabai, encontramos um senhor deitado em um buraco feito às margens da BR 116.



Caminhamos até ele levando a sopa e o chocolate quente e conversando ficamos sabendo que há 9 anos este senhor mora na rua e que segundo ele, ninguém de sua família se importa com a sua situação. Quando dito a ele que ele poderia mudar de vida, ele nos surpreendeu dizendo que já estava acostumado com este modo de viver e que não gostaria de mudar.



Além da sopa e do chocolate, entregamos a ele um agasalho e continuamos indo em frente desejando a proteção de Deus para aquele pobre homem.



Logo adiante, ainda na BR 116, estacionamos próximo a outro viaduto que segundo informações de um dos integrantes do GAA, alguns mendigos ali residiam. Vasculhamos o local e não encontramos ninguém, somente roupas usadas e vestígios de que alguém já havia morado ali.









Indo adiante e felizes por não termos encontrado moradores vivendo embaixo do viaduto, passamos em frente ao Hospital da Ulbra e lá avistamos uma senhora dormindo em frente a uma loja na calçada.



Tentamos conversar com ela, mas não conseguimos ter dialogo. Ela se mantinha em silêncio, demonstrando estar cansada, exausta e até um pouco desnorteada. Deixamos à sopa e o chocolate ao seu lado, juntamente com um agasalho e nos despedimos continuando nossa tarefa.





Rumamos em direção a Esteio e ao passarmos ao lado do viaduto da Expointer, enxergamos algo impressionante; ao lado do viaduto, em meio a muito lixo, havia 3 homens e 1 mulher deitados tentando dormir.



Imediatamente paramos o carro e caminhamos até eles estarrecidos com a cena que se apresentava a nossa frente. Rapidamente começamos a levar a sopa e o chocolate quente a todos.
Conversamos com cada um e ficamos sabendo das histórias tristes que acabaram conduzindo todos a pararem naquele lugar desumano.







Já eram 06h00min quando partimos rumo ao centro de Esteio e novamente paramos em outro viaduto onde se encontravam dois moradores de rua.
Um deles não quis conversar muito com a gente, mas aceito de bom grado a sopa e o chocolate quente, pois estava faminto.







O outro nos recebeu bem, demonstrando ser uma pessoa muito educada e nos contou que ali se encontrava depois que a casa dele havia pegado fogo, consumindo todos os móveis, roupas, documentos e inclusive seu pai perderá a vida neste incêndio.





Concluímos nossa missão ao passarmos pelo centro de Esteio e encontrarmos um morador de rua que vagava por ali.
Conversamos com ele e lhe demos chocolate quente e pão. Notamos que ele tinha algum problema em sua perna direita, pois mancava quando caminhava e também se demonstrava um pouco desnorteado.
Contou-nos que morava próximo dali e nos agradecendo partiu seguindo sua caminhada.



O trabalho realizado por nós do Grupo Anjo Amigo foi algo que ficará marcado na vida de todos que presenciarão as diferentes realidades naquela noite de sábado para domingo.
Humildemente rogamos a Deus que esteja junto daqueles moradores de rua, protegendo e iluminando a todos e que um milagre possa acontecer na vida de cada um, mudando o rumo de suas historias.

Que Deus abençoe a cada um deles.




Grupo Anjo Amigo